-
Vacina contra a dengue é aprovada pela ANVISA
-
A nova vacina contra a dengue alcançou mais de 80% de eficácia em ensaios clínicos.
- Por Rone Felipe
- 25/03/2023 22h16 - Atualizado há 1 ano
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de uma nova vacina contra a dengue que mostrou uma eficácia de 80,2%, além de 90,4% de proteção contra hospitalizações.
A vacina Qdenga, é fabricada pela empresa Takeda Pharma, é indicada para pessoas de 4 a 60 anos. É administrada por via subcutânea em esquema de duas doses com intervalo de três meses entre as aplicações.
Segundo a Anvisa, a nova vacina é composta por quatro sorotipos diferentes do vírus causador da doença, o que garante ampla proteção contra ela. Em 2022, foram 1.017 mortes por dengue no país por complicações da dengue. E as mortes permanecem elevadas nos primeiros meses deste ano.
Existe outra vacina já aprovada no país contra a dengue, a Dengvaxia, que só pode ser administrada por quem já passou pela doença.
A vacina Qdenga também foi avaliada e recebeu aprovação da Agência Europeia de Saúde (EMA). A concessão do registro pela Anvisa permite a comercialização do produto no país, desde que observadas as condições aprovadas. No entanto, a vacina continuará sujeita ao monitoramento de efeitos adversos por meio de medidas de farmacovigilância, que são de responsabilidade da própria empresa.
Essa nova vacina pode ser a resposta final contra essa epidemia histórica que assola o país a décadas?
Especialistas dizem que a vacina representa uma nova fase no combate à dengue, mas reforçam que o controle do vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, continuará dependendo de uma série de estratégias combinadas de saúde pública.